10 Dicas de Boas Práticas no Violão
Projeto Cultura Online! Pesquisa e Educação Musical

Uma boa prática faz toda a diferença

Nesses anos todos dando aulas pra todos os tipos de pessoas, consegui perceber pontos em comum entre quem está começando a tocar guitarra ou violão. Por isso, listei algumas dicas que considero essenciais para a evolução no instrumento.

Postura ao tocar

Uma boa postura no violão vai fazer você evitar dores nas costas, na parte superior do corpo e nas mãos.  Posicionar bem suas mãos também é importante para tocar as notas corretamente e emitir um bom som.

Aprenda bem os fundamentos

 Afinar o instrumento, trocar suas cordas, dedilhar ou segurar sua palheta, tudo isso é básico. Então, tenha isso bem firme para seguir em frente.

Saiba teoria musical

Mesmo sabendo que aprender teoria musical não é essencial para ser um bom m´suco, ainda é importante.

Muitos  iniciantes acham que a teoria é chata, inútil ou difícil de aprender. Não é tanto e vai te ajudar muito no progresso musical.

Toque devagar

Este é um erro comum entre os iniciantes e ainda assim é um dos piores: querer tocar muito rápido.

Quanto mais rápido tocamos, mais cometemos erros, pressionamos notas erradas, posicionamos mal os dedos, esquecemos o que devemos tocar, coordenamos mal as mãos. Enfim, um desastre anunciado! Nosso cérebro aprende os movimentos errados muito rápido. Por isso, se quisermos sair tocando rápido de uma vez, o processo de memorização vai ser mais lento e menos efetivo.

Precisamos aprender devagar e ter tempo para fazer os movimentos certos, posicionando as mãos corretamente. O resto é repetição e a velocidade vem com o tempo. Até porque tocar rápido não é uma das qualidade dos grandes músicos!

Toque com o metrônomo

O erro mais grave que observo é negligenciar o estudo do ritmo. E esse pode ser um erro fatal pro teu aprendizado. Não tocar no ritmo é o mesmo que tocar notas erradas. Se compararmos com a escrita, tocar sem tempo é como não pontuar um texto: você ate lê, mas a compreensão fica bem mais difícil.

Cuidado com os videos da internet

Na internet, há muitos tutoriais, vídeos e exercícios para estudar. É um recurso muito prático, mas pode converter-se em uma armadilha. Tem muita informação e a maioria  fragmentada e sem direcionamento . Portanto, você pode entrar em um caminho sem volta e sem evolução.

Tenha um professor(a)

Acho que esse ítem não requer muita explicação né. Ter alguém com mais experiência, algum método e que te oriente faz a curva de aprendizado ser exponencial. 

Grave e/ou filme a si mesmo na guitarra ou no violão

Uma forma ótima de aprendizado que tive com um dos meus primeiros professores foi que ele gravava a gente tocando. Quando ouvimos o que tocamos se consegue identificar nossos maiores problemas e, comparando, conseguimos ver nossa evolução.

Dica: não apague os vídeos para ver a extensão do seu progresso! Isso pode ser um elemento de motivação de vez em quando, sobretudo quando você desconfiar que está estagnado ou regredindo.

Perseveras e triunfarás

O único segredo pra tocar melhor é tocando!

Pratique seu instrumento todos os dias

Progredir no  aprendizado requer disciplina e dedicação. Não adianta estudar 4 horas no sábado e voltar a pegar no instrumento só na quinta. É melhor tocar todos os dias por 15 minutos do que 4 horas em um. Teu esforço vai ser inútil e te frustarás.

TOQUE COM OUTRAS PESSOAS

Fazer música é uma pratica de conjunto. Estudar sozinho é essencial, mas tão importante quanto o estudo é tocar com mais gente. É tocando com outros que saberás como te colocar em cada situação, vais ouvir não só o outro como a ti próprio, farás amigos e te sentirás muito recompensado.

 

 

 

× Dúvidas?