7 Dicas para Simplificar o Contrabaixo

É bem comum os ouvintes mais desatentos e mesmo músicos iniciantes terem certa dificuldade de entender o mundo dos graves e do contrabaixo – seja acústico ou elétrico. Por isso, resolvi separar alguns toques que creio ser importantes para que possamos exercer as baixarias com alguma destreza.

Saiba a função do instrumento

O baixo é um dos instrumentos que faz a função entre ritmo e harmonia. Por isso, saber sobre ritmo e harmonia , óbvio, é um dos fatores mais importantes se você quer tocar baixo.

Seja simples

Ser simples não significa ser simplório. Os melhores baixistas que vi tocar sabem exatamente a hora de ficar só na tônica junto com o bumbo e o momento de fazer uma levada mais complexa e com mais notas. Na dúvida, menos é mais!

Grude no bumbo, pero no mucho

Tocar grudado com o bumbo é uma opção pra começar a desenvolver seus grooves, mas não se fixe só nisso. Muitas vezes fazer levadas que fogem do bumbo ou que grudam e fazem frases nos entremeios pode ser uma boa escolha também. Bom senso é tudo!

Ouça o baixo em tudo

Conheça as levadas de diferentes ritmos como Funk ( o Estado Unidense e o Carioca), Blues, Rock, Jazz, Samba, Salsa, Pop, Tango, Baião, Frevo, Milonga, Valsa, etc . Ouça todos esses e mais os outros ritmos que possam existir e identifique a clave, a característica do baixo neles. Saber tais peculiaridades ajuda muito na hora de tocar.

Saiba todos os arpejos

Triádes, tétadres, menores, maiores, aumentados, diminutos, com sétimas maior e menor, dominantes, etc. Arpejos são mais importantes do que escalas, confiem!

Saiba Harmonia

Seja tonal, funcional ou modal, saber campos harmônicos  e estudar harmonia é o que pode levar você a dar um passo importante na evolução do instrumento.

Leia sobre música e sobre quem a faz

Saber teoria é ótimo, claro. Mas ler biografias, saber dos movimentos musicais, suas epócas, sias características, conhecer os expoentes , tudo isso auxilia muito na construção da musica que sai da gente.

 

 

Novas categorias
Afiliados
Cultura Online
Música Popular
Solfejo
Sopros
Teoria Musical
Trompete
Cultura Online
10 horas
Gratuito
Objetivo Geral Desenvolver nos músicos iniciantes de trompete, trombone, bombardino os parâmetros necessários para aquisição de uma boa sonoridade ...
9 Palestras
10 horas
Adicionar aos favoritos
Gratuito
Cultura Online
9 hours
Gratuito
Objetivo Geral Dê seus primeiros passos no mundo das teclas (curso voltado para tecladistas e pianistas), com uma metodologia exclusiva onde teoria...
Iniciante
10 Palestras
9 hours
Adicionar aos favoritos
Gratuito

Deixe um comentário

Térence Veras

Térence Veras

Guitarrista e Produtor Musical

Posts Populares