Música no Mundo Árabe: Características
O egocentrismo ocidental muitas vezes nos prega peças. De fato estamos tão concentrados em estudar um sistema estipulado por uma comunidade e estamos tão presos a esses sistemas que nos dificulta o entendimento de novas culturas, ou até mesmo culturas muito mais antigas que a nossa.
A música no mundo árabe é muito complexa de entendimento para um ocidental, pois grande diferenças pois guardam as raízes de um povo que decidiu traçar o seu próprio caminho, independente do que o resto do mundo acha disso.
Para facilitar o estudo dividimos o oriente médio em 3 partes distintas.:
Maghrid: Norte da África: Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.
Mashriq: Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Iraque.
Península Árabe: Arábia Saudita, Yemen, Oman e pequenas nações do Golfo Persa.
Essa é uma região que sofreu grandes influências das culturas persa, grega e turco Otomana, aglutinando diversas característica em sua música devido a isso.
Modalismo
Melismático
Microtonal
Improvisação
Na música cantada é possível perceber o virtuosismo natural de uma cultura microtonal, usa-se muitos melismas ( várias notas para uma sílaba) para enfeitar e tornar mais interessantes as melodias.
O microtonalismo é facilmente explicado pela adição da metade do bemol e a metade do sustenido, sendo assim, uma escala que teríamos 12 notas cromáticas, teremos 24 com essas “novas” alturas.
Nesse esquema de notas da música persa, ou iraniana tradicional, temos o Dó, a nova nota chamada de Sori, ou meio sustenido, o Dó sustenido( ré bemol), o Koror ou Ré meio bemol e em seguida o Ré.
Esse “não temperamento” torna a música árabe muito mais improvisada e melódica do que harmônica nos parâmetros que estamos acostumados.
Um belo exemplar da diversidade instrumental dessa cultura, o santur é um instrumento muito popular em muitos países do oriente médio.
O santur é um instrumento de cordas percutidas da família do Saltério, típico da música clássica Persa. De forma trapezoidal, é munido de 72 cordas, subdivididas em 18 ordens, com 18 cavaletes (trastes) móveis. As cordas são tocadas com pequenas baquetas de madeira. O santur difundiu-se bastante na faixa do Cáucaso–Paquistão e posteriormente atravessou as Balcãs chegando até à Espanha.