Estudar um instrumento musical é incrível e traz benefícios múltiplos: estimula sua memória e criatividade, desenvolve foco e concentração, exercita sua coordenação motora… É algo que, independente da idade em que você está começando, vai ser de grande valor na sua vida inteira.
Uma das áreas beneficiada pelo estudo da música é o desenvolvimento da disciplina. Afinal, são os seus momentos de estudo entre uma aula e outro que impulsionarão o seu desenvolvimento musical. Em tempos de tantos estímulos e distrações, onde é cada vez mais difícil pararmos e nos concentrarmos em uma única tarefa, o estudo de um instrumento pode te auxiliar a encontrar foco e desenvolver um novo hábito.
Vou te dar algumas dicas para organizar seus estudos de música e desenvolver melhor a disciplina necessária!
1. Constância é o mais importante
É muito mais eficiente para o seu processo de aprendizagem estudar todos os dias por pouco tempo, do que estudar por horas num único dia da semana. Para o nosso cérebro, é importante que a informação que está sendo aprendida seja repetida ao longo dos dias, para que a habilidade seja internalizada. Estude um pouco todos os dias e você certamente sentirá os efeitos em médio/longo prazo!
2.Crie uma rotina
Sei que cada pessoa tem sua rotina, seus compromissos e afazeres… Mas que tal estabelecer um horário diário para sua prática musical? Você não precisa investir horas e horas – claro, se você quiser ser um músico profissional, sim; e se inclusive você tiver todo esse tempo e quiser investir no seu instrumento, claro, fique à vontade! Mas simplesmente dedicar 10 minutos todos os dias vai já ajudar muito na sua caminhada. E colocar um horário ajuda para não perdermos o foco, procrastinarmos ou encontrarmos uma desculpa.
3.Estabeleça metas
Ter um objetivo definido ajuda a manter a disciplina. Por que você está tocando? Quais músicas você quer tocar? Em quanto tempo você pretende tirar aquele solo? Fixe um grande objetivo e estabeleça pequenas e alcançáveis metas que vão te ajudar a chegar lá.
4. A prática é a chave da perfeição
Não importa se você está começando agora, se está retomando uma caminhada musical ou se tem uma longa trajetória: é só através da prática que seguiremos evoluindo musicalmente. Não desanime quando os resultados não forem bons de um dia para o outro: estudar música é um desafio de perseverança. Algumas coisas serão mais rápidas e fáceis, e outras às vezes levam anos para que sejam plenamente compreendidas. Siga estudando com disciplina que os resultados, com certeza, virão!

“Bons Estudos”
Letícia Arnold

Letícia Arnold
Educadora Musical
Posts Populares

Diferentes lados e Regionalismos: Um Tacho Musical Brasileiro

O Complexo e fascinante mundo de produzir música

Aplicativos úteis para todo o/a musicista

As 5 Importantes Ações para Sopristas Iniciantes

Os tipos de teclado

Preparatório para Provas Específicas e Concursos
