Como organizar os estudos de música?
Projeto Cultura Online! Pesquisa e Educação Musical

Estudar um instrumento musical é incrível e traz benefícios múltiplos: estimula sua memória e criatividade, desenvolve foco e concentração, exercita sua coordenação motora… É algo que, independente da idade em que você está começando, vai ser de grande valor na sua vida inteira.

Uma das áreas beneficiada pelo estudo da música é o desenvolvimento da disciplina. Afinal, são os seus momentos de estudo entre uma aula e outro que impulsionarão o seu desenvolvimento musical. Em tempos de tantos estímulos e distrações, onde é cada vez mais difícil pararmos e nos concentrarmos em uma única tarefa, o estudo de um instrumento pode te auxiliar a encontrar foco e desenvolver um novo hábito.

Vou te dar algumas dicas para organizar seus estudos de música e desenvolver melhor a disciplina necessária!

1. Constância é o mais importante

É muito mais eficiente para o seu processo de aprendizagem estudar todos os dias por pouco tempo, do que estudar por horas num único dia da semana. Para o nosso cérebro, é importante que a informação que está sendo aprendida seja repetida ao longo dos dias, para que a habilidade seja internalizada. Estude um pouco todos os dias e você certamente sentirá os efeitos em médio/longo prazo!

2.Crie uma rotina

Sei que cada pessoa tem sua rotina, seus compromissos e afazeres… Mas que tal estabelecer um horário diário para sua prática musical? Você não precisa investir horas e horas – claro, se você quiser ser um músico profissional, sim; e se inclusive você tiver todo esse tempo e quiser investir no seu instrumento, claro, fique à vontade! Mas simplesmente dedicar 10 minutos todos os dias vai já ajudar muito na sua caminhada. E colocar um horário ajuda para não perdermos o foco, procrastinarmos ou encontrarmos uma desculpa.

3.Estabeleça metas

Ter um objetivo definido ajuda a manter a disciplina. Por que você está tocando? Quais músicas você quer tocar? Em quanto tempo você pretende tirar aquele solo? Fixe um grande objetivo e estabeleça pequenas e alcançáveis metas que vão te ajudar a chegar lá.

4. A prática é a chave da perfeição

Não importa se você está começando agora, se está retomando uma caminhada musical ou se tem uma longa trajetória: é só através da prática que seguiremos evoluindo musicalmente. Não desanime quando os resultados não forem bons de um dia para o outro: estudar música é um desafio de perseverança. Algumas coisas serão mais rápidas e fáceis, e outras às vezes levam anos para que sejam plenamente compreendidas. Siga estudando com disciplina que os resultados, com certeza, virão!

“Bons Estudos”

Letícia Arnold
× Dúvidas?