Barroco XVII e XVIII

Durante o século XVII o sistema de modos foi ruindo de vez e os compositores foram se acostumando a sustenizar e bemolizar as notas, o que acabou por enfraquecer os modos. Novas formas e configurações musicais foram inventadas e desenvolvidas, a opera, a oratória, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto.

A nova textura, o “baixo continuo”, vinha  suprir a necessidade de individualização.

O baixo continuo é uma textura, ou seja, o entrelaçamento de vozes, todas com sua função peculiar dentro do todo. Deve-se fazer as perguntas: Quantas coisas estão tocando, quais coisas? e por quanto tempo? E analisando a partitura veremos que 2 coisas são escritas porém 3 coisas soam.

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O baixo continuo terá um alcance global, pois será em grande parte do período barroco a textura mais influente e importante. Justamente por possuir 3 elementos com funções distintas o texto, o preenchimento, e a sustentação.

Texto: é através do CANTO que o texto ilustra a historia que deverá ser contada com sinonímia.

Sustentação: é feita pelo próprio baixo, chamado de continuo, carrega consigo muitas vezes cifras e indicações de como poderá ser o preenchimento.

Preenchimento: muitas vezes é o elemento que não esta escrito sendo do caráter do instrumentista faze-lo através do arpejo das cifras do baixo.

Íntima relação entre os elementos, o baixo continuo é uma textura global, servira  a musica litúrgica, profana, musica teatral. Toda a musica desse período estará escrita nessa textura. Textura continua do inicio ao fim.

  • Elementos decorativos ou ornamentos.
  • A música cheia de contrastes melódicos e rítmicos.
  • A música instrumental ganha muita importância, igualando-se à música vocal.
  • Da mesma maneira, as técnicas de impressão de partituras fazem com que estas atinjam um público mais amplo.
  • *música instrumental; *música vocal  (profana ou religiosa)

Datas importantes

  • 1573-1590   – Camerata Fiorentina
  • 1600    – Cavalieri: Rappresentatione di anima e di corpo
  • 1600    – J. Peri e G. Caccini: Orfeo e Eurídice
  • 1607    – Monteverdi:Orfeo
  • 1618-1648   – Guerra dos Trinta Anos
  • 1619    – Schütz: Salmos de Davi
  • 1637    – Primeira casas de Ópera
  • 1643    – Morte de Monteverdi
  • 1672    – Primeiro concerto público com pagamento de ingresso
  • 1672    – Morte de Schütz
  • 1712    – Händel vai para Londres
  • 1722    – J. S. Bach: O cravo bem temperado, Livro I
  • 1726    – Vivaldi: As quatro estações
  • 1729 – J. S. Bach: A paixão segundo São Mateus
  • 1733 – Pergolesi: La Serra Padrona
  • 1741 – Morte de Vivaldi
  • 1741 – Händel: O Messias
  • 1750 – Morte de Bach
  • 1759 – Morte de Händel

Segundo Johann David Heinichen (1683-1729), compositor alemão, em sua obra Der Generalbass in der Komposition (1728):

Nenhum entendedor de música pode negar que o baixo contínuo é um dos mais fundamentais e importantes pontos do conhecimento musical, depois da composição. Aliás, o baixo contínuo muitas vezes mistura-se à composição musical. A execução do baixo contínuo não é nada mais do que uma composição de quatro vozes a partir de um baixo dado.

  • Segundo Johann Sebastian Bach (1685-1750):

O baixo contínuo é a estrutura fundamental da música e é executado com ambas as mãos, de modo que a mão esquerda toque as notas escritas e a mão direita toque notas consonantes ou dissonantes às outras. Isto deve formar uma harmonia agradável para a glória de Deus e o descanso do espírito.

  • Cravo ou orgão: dobrava a linha do baixo e, baseado na “orientação harmônica”, fazia o preenchimento harmônico.

O “Velho” e o “Novo” Estilo

Primeira Pratica: (polifonia) dominação da musica sobre o texto, feita para um coletivo ( anterior até Josquin, Palestrina).

Segunda Pratica: (texto exprime com afeto individual, em contraste com as missas) dominação do texto sobre a musica. A musica tem que fazer o que o texto diz, o texto expressa em termos de afeto e a expressividade individual. Dizer musicalmente a todo momento o que o texto esta dizendo. A expressividade do texto esta acima de tudo.

O Novo Estilo

  • Ornamentação – começou a aparecer por causa do desenvolvimento da ópera, onde era necessário o virtuosismo, a projeção da voz.
  • Ária – acentua uma idéia central do texto; ressalta as partes de maior emoção (teoria dos afetos); virtuosismo.
  • Recitativos – para apressar o relato da história:
  • Abertura orquestral da ópera, chamada Sinfonia. Na Itália, Alessandro Scarlatti usou aberturas divididas em três partes: Rápida-Lenta-Rápida à Abertura italiana. !Esquema precursor da Sinfonia Clássica!
  • Ária da capo (Scarlatti): ABA, mas a 3ª seção não era escrita, esperando-se que, na repetição, o(a) cantor(a) ornamentasse a primeira parte.
  • Abertura francesa – início lento e majestoso, seção mais rápida, uma ou mais danças ou, ainda, a repetição da seção inicial.
  • A ópera na Inglaterra
  • Única ópera inglesa do Séc. XVII: Dido e Enéias, de H. Purcell.
  • 1710 – Händel chega à Inglaterra, onde o público já conhece e aprecia a ópera italiana. Ele aproveita o fato e compõe cerca de 30 óperas à italiana.
  • (por ex. Rinaldo, de 1711, rev. 1731 ou Xerxes, 1738)

Música Barroca: principais características

  • No início, a retomada de tessituras mais leves e homofônicas, com a melodia apoiada em acordes simples
  • Baixo contínuo ou baixo cifrado – base de quase toda a música barroca
  • Direcionamento que impulsiona do início ao fim toda a peça
  • Família das violas é gradualmente substituída pela dos violinos.
  • Seção de cordas à núcleo da orquestra barroca; conserva um teclado contínuo para preencher as harmonias sobre a linha do baixo cifrado e enriquecer as tessituras.

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Jean Doe

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