Período Romântico 1810(30) – 1910
Românticos à vieram desequilibrar a forma. Buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção, freqüentemente revelando pensamentos e sentimentos mais profundos, inclusive suas dores.
- Palavra inicialmente utilizada para descrever o despontar das novas idéias que passaram a prevalecer na pintura e na literatura, no final do século XVIII.
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- Mais tarde à termo adotado pelos músicos para descrever as mudanças no estilo musical ocorridas logo depois da virada do século.
- Palavra relacionada a romanesco, imaginoso, misterioso, fantasioso. Aplica-se a obras em que a imaginação e a fantasia são mais importantes que aspectos clássicos como equilíbrio, moderação e bom gosto (Grove)
- Datas importantes
- 1808 – Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil
- 1808 – Beethoven: Sinfonias nº 5 e 6
- 1808 – Goethe: Faust
- 1810 – Abertura dos Portos Brasileiros às nações
- 1822 – Brasil Colônia à Brasil Império
- 1824 – Beethoven: Sinfonia nº 9
- 1824 – Entrada de imigrantes da Europa Central (até ~ a II Guerra Mundial)
- 1827 – Morte de Beethoven
- 1828 – Morte de Schubert
- 1829 – Reapresentação da Paixão Seg. São Mateus por Mendelssohn
- 1829 – Aperfeiçoamento da locomotiva a vapor
- 1839 – Sociedade Orquestral de Nova York
- 1848 – Revoluções na Europa (grande imigração para as Américas)
- 1848 – Manifesto Comunista por Marx e Engels
- 1856 – Morte de Schumann
- 1859 – Darwin publica “A origem das espécies”
- 1861-1865 – Guerra Civil Norte-Americana
- 1870-1871 – Guerra Franco-Prussiana
- 1870 – Carlos Gomes: O Guarani
- 1881 – Morte de Mussorgsky
- 1883 – Morte de Wagner
- 1886 – Morte de Lizt
- 1888 – Richard Strauss: Don Juan
- 1889 – Brasil Império à Brasil República
- 1897 – Morte de Brahms
- 1908 – Mahler: Das Lied von der Erde ( O Canto da Terra)
- 1911 – Morte de Mahler
- 1914-1918 – I Guerra Mundial
- Mais tarde à termo adotado pelos músicos para descrever as mudanças no estilo musical ocorridas logo depois da virada do século.
Algumas características sócio-históricas
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- Século XIX – público antes restrito às cortes e palácios cede terreno a outro público, numericamente mais importante e formado principalmente por burgueses
- Patronos e mecenas nobres à substituídos por empresários e por diversos grupos de músicos, profissionais e amadores, que organizam concertos públicos
- Desde o início do séc. teatros e casa de ópera (p. ex. Munique e Dresden) transformados em instituições públicas.
- Busca da identidade nacional, geralmente através de sua história e do repertório de música folclórica.
- Historiadores de música – trabalho de pesquisa para reconstituir a vida e obra de grandes compositores (Bach, Palestrina, Schütz).
- Mendelssohn, judeu convertido ao luteranismo, “resgata” a obra de Bach e reedita a Paixão seg. São Mateus.
- Culto do gênio.
- Exaltação do compositor e também do intérprete virtuose (Chopin, Lizt, Paganini)
- Democratização da vida musical à abertura de grandes salas de concerto e criação de grandes organizações especializadas na programação de concertos.
- Romantismo: individualismo (liberdade de expressão)
- Comum: composição romântica inspirada em um quadro, um poema ou um romance.
- Estilo romântico: imaginação, fantasia e espírito de aventura são ingredientes fundamentais
- Se no classicismo um tema é que amarrava a obra, aqui é mais um sentimento (psicológico) que se procura expressar na obra.
- Idéias que exerceram enorme fascínio sobre os compositores românticos:
- Terras exóticas e o passado distante
- Os sonhos
- A noite e o luar
- Os rios, lagos e florestas
- A natureza e as estações
- As alegrias e tristezas do amor
- As lendas e os contos de fadas
- O mistério, a magia e o sobrenatural (religiosidade mística, não litúrgica; temas fantásticos)
- Música Romântica
- Exploração dos contrastes
- Exploração da dramaticidade no uso dos instrumentos
- Linguagem instrumental (cada instrumento expressa uma linguagem)
- Exploração do virtuosismo
- Exploração de “lendas” sobre os intérpretes
- EXPRESSÃO acima da FORMA
- Grande possibilidade “plástica”
- O romântico cria visando sua imortalização. Na peça ele coloca todos os detalhes para que (no futuro) seja executada exatamente do modo que ele pensou.
- Metrônomo aparece nesta época
- Piano – é o instrumento do Romantismo (o instrumento já está bem desenvolvido, permitindo uma exploração “plástica“ bem grande, assim como a técnica pianística)
- Estudos – aparecem nesta época como expressão do individualismo, do virtuosismo.
- Escolas Nacionais– A música do final do século XIX, embora imbuída do individualismo, reflete as preocupações coletivas relacionadas aos movimentos de unificação que marcam a Europa no período. As composições unem o pensamento nacional às melodias populares.