CANTO GREGORIANO VIII – XI (600 – 1000)

O canto gregoriano, também chamado de Cantochão foi um estilo ou gênero musical que predominou por aproximadamente 500 anos.

A música era produzida por padres, monges evidenciando o texto litúrgico. Eram homens religiosos com nomes desconhecidos, sendo assim, anônimos.

O cantochão era produzido na igreja ou mosteiros para servir ao ritual da missa, para louvar a Deus .

A música deveria ser despida de qualquer sensação de sensualidade ou introdução de  consciência de corpo e mente.

Durante a Alta Idade Média vigorou o cantochão, ou canto gregoriano – especialmente em virtude da imposição de Carlos Magno – que tinha como características: ser estritamente vocal, monofônico, executado sempre em uníssono, não excedendo a extensão de uma oitava, priorizando o texto, sempre em latim, cantado somente por homens e sem acompanhamento musical. As melodias eram simples, com poucas mudanças de notas.
Nesse período o ensino do canto foi feito oralmente, pois não havia notação, sendo a memória essencial para qualquer músico dessa época. Entretanto, inovações ocorreram com a introdução dos neumas, precursores das atuais notas e linhas, precursoras da atual pauta. A necessidade impulsionou as transformações necessárias para que a notação musical se concretizasse, ao mesmo tempo em que escolas de canto eram abertas e “meninos cantores” passaram a ser treinados desde a infância, a fim de servirem à Igreja. A profissionalização da música – no sentido de ser elaborado o suficiente para necessitar de ensino específico – foi se impondo, pouco a pouco, no medievo.

PRESSUPOSTOS TÉCNICOS – Traços comuns ( Cantochão)

Melódicos: Graus Conjuntos;          Harmônicos: Não tem;            Timbre: Vozes Masculinas; Ritmos: Desconhecido;

OBS: Canto Gregoriano é uma nomenclatura dada para homenagear o Papa Gregório I, muitos anos depois dessa prática enfraquecer. Era chamado de Cantus Planus e significava uma melodia a uma só voz, chamada de Monofonia do Primeiro Milênio. Este Papa foi quem Unificou a liturgia.

*Neumática: Única sílaba 3 notas ;

VIRADA

No Próximo milênio compositores usariam das melodias do cantochão para compor suas músicas e peças, como material pré pronto e como base das composições.

 

Post Info :
Share this :
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os comentários estão fechados.

Jean Doe

Jean Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Popular Post