Técnica do Trompete

David Bilger

(Principal – Philadelphia Symphony Orchestra) Retirado do Masterclasse para o ITG

A técnica pode ser dividida em 6 principais categorias: sonoridade, articulação, flexibilidade, agilidade, extensão e resistência. O que se segue são idéias e exemplos de exercícios e estudos que pode ser utilizada para melhorar estas habilidades necessárias para um trompetista. Idéias sobre aquecimento e rotinas serão oferecidos mais tarde.

Som

Uma boa sonoridade no trompete é uma combinação de uma embocadura funcional e a utilização adequada do ar. Assim, os seguintes exemplos irão concentrar-se na melhoria da resistência e do foco ou fluxo de ar (ou ambos!!!).

1 – Notas Longas: Tocar sustentando notas de pelo menos 12 batimentos em quatro = 60 certificando-se de que o som é bom e estável. Continue com a mesma sensação de fluxo de ar que você obteve com as notas longas enquanto toca Herbert L. Clarke Technical Studies (# 1-5). Chamo isso de “movendo notas longas”. A idéia é manter o livre fluxo do ar que nós conseguimos com as notas longas. Também usar para Schlossberg Daily Drills eClaude Gordon Systematic Approach to Daily Practice.

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2 – Estudos de Fluência: Estes também poderiam ser chamados estudos líricos. Assim como nós falamos sobre como manter o fluxo do ar no referido “movendo notas longas”, praticando estudos de fluência continua a reforçar a idéia de sempre usar o ar suficiente. Materiais de uso para este fim são Stamp Warm – até Studies (também usada para notas pedais), Concone Lyrical Studies, Bordogni 24 Vocalises (também usado para a transposição), e Cichowicz Trumpet Flow Studies.

3- Notas Pedais e Bends: Utilizando as notas pedais e os bends podem-se reforçar a embocadura. Exercícios de notas pedais do Stamp Warm – de Estudos e Gordon Systematic Approach ao Daily Practice são um bom modo para começar.

4- Buzzing: Todos os estudos anteriores podem ser feitos com o bocal. Buzzing é uma parte importante do desenvolvimento saudável, porque obriga o trompetista a concentrar-se nas notas, em vez de basear-se no trompete para fazer isso para você.

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Articulação

É uma combinação de equilíbrio adequado entre a língua e o ar. Ao praticar a articulação, um trompetista sempre deve concentrar-se em uma flutuação da língua sobre uma base de ar e, em seguida, trabalhar a língua em uma posição e uma movimentação fácil. Articulação simples e dupla são a base de todas as articulações, e deve ser praticado independentemente uma da outra. Sem uma rápida articulação simples, um bom triplo não é possível. Não há nenhum substituto para a prática de articulação. Seguem – se sugestões de exercícios, mas literalmente cada texto tem uma seção sobre articulação. Tente Charlier 36 Etudes (# 14, 16, 22, e 25), Goldman Practical Studies (1-4), e a maioria do livro Arban.

Flexibilidade

Engloba todos os aspectos de tocar trompete, especialmente articulação e extensão. Exercícios de flexibilidade de lábios são realmente exercícios para a língua, uma vez que usa-se a língua para produzir as notas. O livro Arban é uma boa prática, mas outros materiais incluindo Colin Lip Flexibilities, Schlossberg Daily Drills e Irons 27 Grupos de Exercícios.

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Agilidade

Agilidade na verdade refere-se à rapidez de um trompetista entre os dedos e cérebro. Incluído neste tópico está treino de habilidades, estudos de transposição e leituras.

1 – Habilidade com os dedos é extremamente importante, e muitas vezes esquecida. Para melhorar a habilidade, recomendo praticar grandes e pequenas escalas, cromática escalas, arpejos do Arban Complete Method. Nada pode substituir esses estudos. Outras fontes de melhorar a agilidade com os dedos são Nagel Speed Estudos e Vizzuti avançada Etudes.

2 – Transposição é uma habilidade necessária para qualquer trompetista profissional que tenha objetivos. É também um dos mais esquecidos, pois é muito trabalho e é não tem resultado a curto prazo. Comece com o Caffarelli 100 Studi Melodici e Bordogni 24 Vocalises, e mude para o Sachse 100 Etudes. Esteja ciente de que a transposição requer um investimento constante de longo prazo do seu tempo (anos!), E não deve ser menosprezada.

3 – Leitura a primeira vista é uma habilidade que pode ser praticada numa base diária. Pegue qualquer novo, velho ou desconhecida peça de música, e logo você terá uma leitura. Leia duetos com um amigo, ou um desafie – se apenas por diversão. Hickman Music Speed Reading é um texto de qualidade com dicas sobre como melhorar suas habilidades, como é Dufresne Develop Sight Reading.

Extensão

Extensão (tanto aguda e grave) são funções de força na embocadura, posição da língua, fluxo de ar, e centragem. Muitos exercícios já discutido aumentarão a extensão, tais como notas pedais, bends, os estudos de flexibilidade, estudos de fluência, etc. Tente praticando ligaduras de oitava enquanto certifique-se de mudar o seu som de vogal Ah! para Eeee! partindo do grave para o agudo. Certifique-se de não usar demasiadamente pequenas ou grande pressão no registro agudo. Lembre se, se você não praticá-lo, não poderá fazê-lo — o que se aplica às notas agudas também. Algumas coisas estão na prática de Stamp Warm – até Studies, Gordon Systematic Approach ao Daily Practice, Smith Top Tons, e Vizzuti Advanced Etudes.

Resistência

Como no caso da extensão, a resistência também é uma combinação de muitos dos temas já abordados e ajudará com a prática dos mesmos estudos. As duas outras coisas que vão mais rapidamente melhorar a resistência será a eficiência e a prática.

1 – Eficiência é uma necessidade para qualquer músico de metal. Tocar o trompete é muito físico e tocar eficiente irá reduzir as exigências sobre o trompetista. Eficiência pode ser alcançada pela atenção dos seguintes procedimentos:

A. Utilize sempre um bom volume de ar e de alta velocidade.

B. Sempre toque com o conjunto de sua embocadura.

C. Não use pressão excessiva

D. Pratique com a parte superior do corpo relaxada.

E. Sempre pense no que está fazendo enquanto toca

2 – Prática de Dinâmica é outra parte de tocar trompete que é muitas vezes esquecida. Lembre-se, quando praticado em níveis de dinâmica muito forte, sempre mantenha seu som sem distorção e nunca cause dor física sozinho. Não aplique pressão excessiva! Trechos Orquestrais são uma boa fonte para essa prática, como são também os Brandt Orchestral Etudes. Talvez o melhor recurso para a prática de dinâmica é o Schilke Power Exercises. Pratique 5 minutos destes no dia e será tudo o que você precisa para desenvolver a força necessária para aumentar a resistência.

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Jean Doe

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