Quais são os tipos de Teclado?
Projeto Cultura Online! Pesquisa e Educação Musical

Existem muitos modelos e marcas de teclado. A faixa de preço é ampla, e a quantidade de recursos também. Tantos modelos podem às vezes confundir quem está começando; vamos conhecer então os principais tipos de teclado e suas funcionalidades!

São cinco tipos de teclado que estudaremos: teclado arranjador, controlador, sintetizador, workstations e pianos digitais.

1. Teclado arranjador

É o modelo mais popular. Os primeiros teclados que eu tive eram arranjadores, e o mais legal deles é que eles vêm com uma base com ritmos prontos, com acompanhamentos gravados para você tocar. É justamente por isso que eles se chamam de “arranjadores”, pois o arranjo vem pronto, e ao tecladista cabe executar os acordes e a melodia. A maioria dos modelos tem 61 teclas. Alguns contam com teclas sensitivas, outros não.

2. Teclado controlador

São muito utilizados em estúdios ou homestudios. Eles não têm um som próprio; não tem alto-falantes também, porque a ideia é que eles controlem via MIDI os sons que vem de outra fonte (em geral, de um notebook onde estão gravados VST’s, os bancos de instrumentos virtuais). O número de teclas é bastante variável, geralmente entre 25 a 88 teclas.

3. Teclado sintetizador

Meu atual teclado é um sintetizador (um Roland XPS-30). Um sintetizador tem o poder de produzir seus próprios sons – timbres totalmente únicos, que podem ser manipulados a partir de um banco de timbres pré-configurado. Você pode colocar diferentes filtros nos timbres, combinando-os até que não se reconheça mais o timbre original. É um tipo de teclado muito bacana para quem toca ou pretende tocar em bandas, pela versatilidade que possui. O número de teclas é variável, mas o mais comum é de 61 a 88 teclas.

4. Teclado workstation

Sendo praticamente um híbrido entre teclado e computador, um teclado workstation faz tudo o que um sintetizador faz, porém ainda também entrega recursos de gravação, contando com uma interface de áudio interna. O número de teclas é variável, mas o mais comum é de 61 a 88 teclas.

5. Piano digital

Será que poderíamos classificá-lo como um teclado? Bem, há controvérsias! Eles são a experiência mais próxima que você pode ter, em comparação a um piano acústico real.  O tamanho de teclas é igual, o peso também – e claro, o número. São 88 teclas no total, e o tamanho do instrumento pode variar muito – desde um piano digital slim, a uma imitação de piano de armário/parede, chegando até a modelos de imitação de pianos de cauda!

E aí, em qual categoria seu teclado atual se encaixa?    
O que você mais curte dos recursos que ele tem?    
Qual que é o seu "teclado ou piano dos sonhos"?      
“Bons Estudos”

Letícia Arnold
× Dúvidas?